sábado, 17 de outubro de 2009

Metamorfose

Mudanças são inevitáveis.

Não percebemos, mas mudamos desde o momento em que saímos do ventre de nossas mães.
É uma mudança tão drástica, tão injusta, que choramos um protesto desesperador. Sim, mudanças doem. E não me refiro aquelas transformações-regime - que começam na segunda e dissipam-se no primeiro final de semana - mas sim àquelas mudanças necessárias, aquelas que não se pode adiar, que são decisivas na construção do nosso caráter.

Eu me lembro que adorava subir em árvores, brincar de amarelinha e pular corda, essas brincadeiras que particularizam o mundo das crianças. Recordo-me de uma época em que minha única preocupação era fazer o dever da escola para a pró dar o visto no dia seguinte. O mais curioso, no entanto, é que eu rezava todos os dias para completar logo meus 18 anos. Queria sair, paquerar, ser dona do próprio nariz... Não acreditava quando os mais velhos diziam para eu aproveitar a melhor etapa da vida. "Depois dos 15, o tempo voa minha filha" - era o que minha mãe dizia sempre. Hoje, já aos 19, percebo a sabedoria de suas palavras. E, vez por outra, eu me pego querendo reviver certos momentos, provar o gosto de subir em árvores e acordar tarde nos finais de semana.

Eu mudei, cresci. E se eu fosse arriscar uma amarelinha agora, simplesmente não teria o mesmo sabor de antes. Além disso, as lembranças permanecem conosco para sempre. Quanto ao presente não; ele escorre junto aos segundos e cai, gota a gota, no passado. Algumas pessoas aproveitam a vida de forma perigosa, outras, de forma intensa. Eu não aproveito, eu simplesmente vivo. Aproveitar a vida requer tempo e disponibilidade mas, depois dos 15, o tempo corre!

Sempre vai chegar aquele dia em que vamos nos olhar no espelho e notar que envelhecemos. Nesse dia com certeza nos lembraremos das bonecas, das cordas, da amarelinha. Provavelmente uma lágrima ou outra escaparão para a face. Porque o tempo é cruel e as mudanças doem. Mas, veja pelo outro lado. É quando saímos do útero de nossas mães que ganhamos a oportunidade de viver e, mais tarde, recordar...

5 comentários:

  1. Olha a idade batendo... xD

    Adorei Anjoo,beijos

    ResponderExcluir
  2. Texto muito + que real...

    Sempre estarei aqui postando para vcs

    BjuXs maninha e primusca...

    Amooo²

    ResponderExcluir
  3. Disse e repito: quando crescer quero escrever como você!

    ResponderExcluir
  4. ameeii..

    fiz um blog Rê... www.vitalize-se.blogspot.com

    to te seguindo!
    bj

    ResponderExcluir
  5. Perfeito Rê e Thi, adorei, muito bem bolado nota mil. ^^

    Beijo

    ResponderExcluir